quinta-feira, 21 de abril de 2011

Literatura em quadrinhos Domínio Público

Parabenizo todos os que participaram desse projeto!!!
Os contos literários e os poemas adaptados para Histórias em Quadrinhos foi uma excelente forma de expressão, de intertextualidade, de inovação...
Trabalhei com "A Cartomante" de Machado de Assis por Kleber Sales e André Dib e os alunos adoraram. Além disso, incentivou aqueles alunos que gostam de desenhar a ler outros contos e adaptá-los também para HQ.

domingo, 27 de março de 2011

Belas palavras de O Décimo segundo Anjo de OG Mandino - Uma comovente história de fé e coragem.

"Não se entristeças desmesuradamente pelos seus mortos queridos. Eles não estão mortos; apenas termimaram a viagem que é necessário que cada um de nós faça. Também nós iremos para o grande lugar de recepção onde eles estão todos reunidos, e nesse encontro geral da humanidade viveremos juntos em outro estado de ser."

"- A cada dia que passa, seja em que sentido for, estou melhor!!! Jamais, jamais, jamais desanimar."

"Confio em Deus. Amo meu país e respeitarei suas leis. Jogarei com justiça e tentarei vencer, mas vencendo ou perdendo, sempre farei o melhor que puder."

segunda-feira, 21 de março de 2011

O décimo segundo anjo e a dúvida

"Como poderia encorajá-los? quanta solidariedade e compaixão eu tinha para distribuir? Como pderia fazer qualquer tentativa de entender a vida familiar de cada um deles enquanto lutava para conviver com o fato cruel de já não possuir família? E como poderia dar bom exemplo, incutir-lhes entusiasmo e garra, ensinar-lhes a pensar positivamente e jamais, jamis desanimar (!), quando eu, o supervisor, o líder deles, estava pronto para desistir do jogo mais importante de todos - a vida - e realmente não fazia a menor questão de ver outro nascer do sol? (...) "Ela segurava meu rosto entre as mãos olhava nos meus olhos e dizia "Querido, nunca, jamais, vi alguém ou alguma coisa derrotar você, e nunca o vi desistir. Você vai conseguir resolver esse problema =, do mesmo jeito que resolveu todos os outros. É só você ser fiel a si mesmo, e tudo vai dar certo"."

sexta-feira, 18 de março de 2011

Livro: O décimo segundo anjo de OG Mandino e a liderança

Este livro foi uma aluna que me indicou, o nome dela é Melany!!! Vale a pena ler!!!!

Eis um trecho para quem almeja a liderança!!!

"Folheando pela segunda vez as 64 páginas com as regras do jogo, li um pequeno prefácio escrito pelo presidente da Liga Mirim de Beisebol, no qual ele enumerava as qualidades de liderança pelas quais podia avaliar um supervisor. Muitas delas me soavam familiares e tomei consciência de que as características necessárias a um líder, inclusive várias que eu me esforçara muito para adquirir e aplicar em minha carreira profissional, eram universais e tão velhas quanto o tempo, e certamente funcionariam tão bem num time de beisebol quanto funcionavam em qualquer empresa: compaixão, compreensão, bom exemplo, cooperação, espírito de equipe, identidade de metas, entusiasmo, vontade de progredir. Cada uma dessas qualidades era realmente essencial para um bom líder, em qualquer empreendimento, mas, não sei por que, eu jamais esperara encontrar conselhos tão sábios e preciosos num livro de regras de beisebol"

domingo, 13 de março de 2011

Aqui você encontrará...

Se você estiver procurando resumos de obras, aqui você não encontrará!!!
Se você estiver procurando obras na íntegra, plágio eu não faço!!!
O que você encontrará aqui são indicações de livros que valem a pena ler!
Indicações de livros que li,  pequenos trechos que têm lições para vida ou apenas trechos interessantes para quem gosta de ler por fruição... por prazer!!!!
Isso sim, você encontrará!!! Espero que desfrute e tenha tempo para também dar dica de algum livro que tenha lido e que valha  a pena compartilhar.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mein Schatz significa Meu Tesouro

Há passagens no livro de Regina Drummond que são interessantes para refletir. As que mais me chamaram a atenção foram:

"(...) - A vida nunca foi justa, mein Schatz - disse a velha Ingrid docemente. - Ela está sempre nos está testando e nos forçando a aprender. Mas podemos corrigir isso com o nosso próprio esforço. (...)


"- Você tem garra, mein Schatz! Não é assim que se fala em português? Pessoas como você sempre conseguem tudo o que querem da vida!"


"- Acredito que existem pessoas que precisam da energia de outras para viver. São pessoas frágeis que, literalmente, sugam a energia de outra, comportando-se de modo tão caprichosos e absorvente, que chegam a impedir essa outra pessoa de extrair tudo o que pode do seu próprio potencial. É também o que acontece quando a gente dá muita atenção a alguém, por qualquer motivo, digamos, uma doença, e fica muito cansada. São situações comuns de vampirismo."

"- Todo mundo tem problemas, mein Schatz. E tem de lidar com eles, resolvê-los da melhor maneira possível. "

E você? O que acha?

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência?

"O pensamento da garota viajou para junto da mãe, com quem, ultimamente, ela não parava de brigar.
A mãe sempre nervosa e irritada, resmungando de tudo e contra todos, cansada de dar duro na vida, mas uma mulher ambiciosa o suficiente para sonhar alto com o futuro da filha - e investir nele.
O pai era um cara legal, mas acomodado, sem muita energia para lutar - ao contrário da mãe que queria que ele estudasse, crescesse, buscasse um emprego melhor, mas ele respondia que estava bem assim e não se mexia.
Será que ele está errado?(...)"  Regina Drummond

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mais um de vampiro!!!

Se você já assistiu Van Helsing e lembra-se daquela parte que há um baile em que todos os vampiros dançam e apenas o reflexo da "mocinha do filme" aparece no espelho irá reviver esta cena lendo Destino: Transilvânia. E se você gosta de Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse lendo este livro de Regina Drummond irá deliciar-se ainda mais...
Há um trecho que descreve exatamente algumas de minhas alunas de oitavo ano e também as do colegial: "Gostava também de imaginar que era uma modelo famosa. Fazia poses na frente do espelho: sorria, virava, desfilava, ensaiava uma coreografia; depois, fazia cara de triste, chegava a chorar  e gostava de ficar se observando para descobrir qual ângulo fotografava melhor, com o rosto molhado de lágrimas. Então, atirava a cabeleira e ria... Ria de contente, ria das loucuras que pensava, ria de si mesma, ao mesmo tempo que chorava, porque sentia pena daquela garota no espelho(...)" Só faltou uma ação típica dessas meninas, que é postar essas imagens no orkut. rs...rs... 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

És tu Brasil! Ó Pátria Amada!

“Estou no Brasil, num barco, e vamos subir o rio Amazonas. À nossa frente está a maior bacia fluvial do mundo. Ela contém um quinto de toda a água doce de nosso planeta. É tanta água despejada na foz do rio Amazonas que o oceano Atlântico fica tingido de marrom por mais de uma centena de quilômetros. E ao redor desse imenso rio está a maior floresta tropical do mundo. (...)”
Este trecho foi retirado do livro: Cobra-grande Histórias da Amazônia de Sean Taylor.

Sugiro a leitura aos professores que quiserem ampliar e diversificar o trabalho de folclore utilizando textos diferentes dos já tão usados, aos professores de Geografia ao trabalharem a região Norte: clima, vegetação..., e também a conscientização da preservação do meio ambiente. Como podemos observar nos textos a seguir:
 “Destruir a floresta não é algo que se possa reverter, como quem liga e desliga uma luz. Milhões de pessoas vivem aqui. Estas histórias que estou recontando são suas histórias. A maioria dessas pessoas usa a floresta para tirar seu sustento. Elas não têm escolha. Como todos nós, usam aquilo que a natureza lhes dá para sobreviver.
Mas eu me pergunto: quem terá uma vida melhor se a floresta for destruída? Quem terá uma vida melhor se a floresta for preservada?  Por que alguns habitantes da Amazônia escolhem proteger a floresta, em vez de queimá-la? E o que as futuras gerações vão pensar de nós se realmente a destruirmos?”
E um dos pontos mais interessantes é que a metade dos direitos autorais desse livro é destinada ao instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá que administra uma reserva florestal ao norte de Manaus. (www.mamiraua.org.br)

Meu pedaço de mundo

Sou professora, com toda a amplitude dessa palavra... respiro ser professora, porque só assim o meu pedaço de mundo fica extraordinário.
Em um dia comum, desses que a monotonia toma conta e teima em se despedir, um garoto alto, magro com a expressão e o sorriso conhecidos de algum lugar em minha memória, focou seu olhar em mim. E interrogou-me se lembraria dele acarretando uma sentença que indubitavelmente marcou minha vida “só gosto de ler e leio por sua causa”.
Perdão pela expressão informal, mas quero “causar” isso mais e em mais pessoas. E é esse o principal motivo da criação desse blog.
É indescritível o bem que a leitura faz, ela liberta, vence o tempo, é leal a você, faz você ver partes e o todo, conhece a verdade na mentira.